sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

especies de dinossauros continuação 5


Mussaurus



 



Há cerca de 20 anos foram descobertos vários esqueletos fósseis de um dinossauro muito pequeno. Alguns deles eram tão pequenos que podiam ser comparados a um pequeno pássaro. Foram batizados com o nome de Mussaurus que significa "lagarto-rato". Mas os seus descobridores depressa se deram conta de que se tratava de crias, dado terem os olhos, a cabeça e os dentes demasiados grandes em relação ao tamanho do corpo. Supõe-se que o animal adulto podia ser um dinossauro primitivo "de pescoço comprido", com cerca de 3 metros de comprimento.



Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Mussaurus patagonicus
Época: Triássico, entre 218 à 211 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Santa Cruz na Argentina
Tamanho: até 3 m de comprimento
Alimentação: Herbívora


 



Nanotirano
O gorgossauro (Gorgosaurus libratus também chamado de Nanotirano, do latim "lagarto de Gorgon") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo. Media cerca de 9 metros de comprimento e cerca de 3 toneladas.
 


O gorgossauro viveu na América do Norte e seus fósseis foram encontrados em Alberta, Montana e Novo México. Ao que tudo indica o gorgossauro era um predador solitário e só andava com outros da mesma espécie em épocas de procriação. O gorgossauro em questões de tempo de duração da espécie foi o tiranossaurídeo que por mais tempo habitou a terra de 83 a 65 milhões de anos atrás.

O ambiente em que o gorgossauro vivia era muito hostil, ele dividiu território com os dromeossaurídeos: deinychus e utahraptor. Além dos também tiranossaurídeos: daspletossauro e albertossauro, que eram um pouco maior que o gorgossauro. O gorgossauro já foi classificado como uma espécie do albertosssauro, chamado de Albertosaurus libratus, porém hoje sabe-se que os dois são espécies diferentes, pertencentes apenas a mesma família. Quanto a isto o gorgossauro herdou às características típicas da família como: cabeça grande e robusta, braços curtos e com dois dedos, dentes grandes, cônicos e grossos feitos para estraçalhar ossos, olfato extremamente aguçado além de uma velocidade boa para seu tamanho.




Noassauro



 



O Noassauro "lagarto do noroeste da Argentina" foi um pequeno terópode predador, teve uma evolução única na América do Sul. Tinha grandes garras nos pés e o comprimento de 2 metros. Os Noasauridae eram compostos por formas bem menores, a maioria de hábitos altamente especializados. O Noassauro, por exemplo, desenvolveu convergências anatômicas com predadores menores, os dromaeosaurídeos.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Noasaurus leali
Época: Cretáceo, entre 71 à 65 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Sul na Argentina
Peso: Cerca 15 kg
Tamanho: até 2 m de comprimento e 70 cm de altura
Alimentação: Carnívora






Nodossauro



 



O Nodossauro cujo nome significa "réptil nódulo" era um dinossauro pertencente ao grupo dos nodosaurídeos, grupo o qual ele é responsável pelo nome, viveu entre 136 à 122 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo no EUA. Foi um dos primeiros dinossauros a desenvolver uma armadura protetora, ainda não possuía espigões e nem armas defensivas como os anquilossauros, possuía apenas uma couraça grossa que cobria quase todo o corpo do animal e impedia maiores ferimentos quando atacado por predadores.

Dados do Dinossauro:

Nome Científico: Nodosaurus textilis
Local onde viveu: América do Norte no EUA
Época: Cretáceo, entre 136 à 122 milhões de anos atrás
Peso: até 1 tonelada
Tamanho: até 5,5 m de comprimento e 2 m de altura
Alimentação: Herbívora

 



Notronychus



 


O Notronychus dinossauro terópode, possuía garras de um carnívoro, mas o pescoço e a cabeça eram de um herbívoro, é que os Notronychus assim como os Therizinossauros, com os quais tinham um grau de parentesco próximo, eram carnívoros que se tornaram herbívoros, e seus corpos ainda estavam em processo de adaptação. Suas garras serviam como excelente arma de defesa contra ataque de predadores que resolvessem se meter com esse estranho "peru gigante" e elas também o ajudariam a agarrar galhos para facilitar na alimentação, pois deveriam passar a vida toda comendo folhas nas árvores. Os Notronychus eram parecidos com aves e existem evidências fósseis que indicam que ele devia possuir penas.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Nothronychus mckinleyi
Época: Cretáceo, há 92 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Norte no EUA
Peso: Cerca de 900 kg? a 1,5 tonelada
Tamanho: até 5,5 m de comprimento e 2,3 m de altura
Alimentação: (primeiro carnívora e depois herbívora)

 

 




Omeissauro



 

O omeissauro ou zigongossauro (Omeisaurus junghsiensis, do latim "lagarto de O-mei") foi um dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico. O omeissauro foi descoberto na China e nomeado oficialmente em 1939.

O omeissauro media de 10 a 20 metros de comprimento e 9 metros de altura

 




Opisthocoelicaudia


 

O opisthocoelicaudia (Opisthocoelicaudia skarzynskii, que significa "ossos ocos na parte de trás da cauda") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo. Media em torno de 12 metros de comprimento, 5 metros de altura e seu peso é até então desconhecido, mas supõe-se que pesasse algo em torno de 12 toneladas.

O opisthocoelicaudia viveu na Ásia e seus fósseis foram encontrados no Deserto de Góbi, Mongólia. O esqueleto desse dinossauro está quase completo, faltam só os ossos do pescoço e da cabeça, ou seja, faltam os ossos mais importantes.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Opisthocoelicaudia skarzynskii
Época: Fim do Cretáceo, entre 83 à 65 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Ásia e Mongólia
Peso: Cerca de 24 toneladas
Tamanho: até 12 m de comprimento e 4 a 6 m de altura
Alimentação: Herbívora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário