sábado, 28 de janeiro de 2012

especies de dinossauros continuação 2

O coritossauro fazia parte do grupo de dinossauros conhecidos como "bico de pato", pois tinham um bico largo e achatado na extremidade do focinho. Apesar dessa aparência, na boca escondiam-se maciças baterias de dentes que nada tinham a ver com as mandíbulas desdentadas de um pato.

No entanto, o que mais surpreendia era a crista do coritossauro, porque dá a impressão de que o animal está usando um capacete. Seguramente, estes dinossauros utilizavam a sua extravagante crista como distintivo visual, o ajudava na época da reprodução e para emitir sons especiais, já que era oca e se comunicava com o nariz e a boca. Essa saliência era diversificada em indivíduos de sexo diferentes e jovens, eles eram do tipo lambeosaurídeo que surgiu no jurássico com crista arredondada.

O corpo do coritossauro se equilibrava na pélvis e depositava todo o seu peso nas patas traseiras, que eram altas e robustas. Não obstante, os braços não eram tão curtos e fracos como em outros dinossauros bípedes, daí se deduz que o animal também apoiava as patas da frente no chão, quando lhe convinha, por exemplo, para comer plantas rasteiras ou para nadar. Por outro lado, a estrutura de forma larga destas e a considerável grossura da cauda levam a pensar que estes animais freqüentavam a água.

Os corythosaurus viviam em grupos e passavam o dia cortando e mastigando vegetação, como folhas duras, sementes, pinhas e ramos tenros, sempre atentos para não serem surpreendidos por predadores da região. O coritossauro media cerca de 10 metros de comprimento e chegava a pesar 4 toneladas.

Seu nome significa "lagarto de capacete" (ou elmo), a forma do crânio variava conforme a idade, sendo que seu "capacete" só ficaria totalmente formado quando o animal atingi-se a maturidade. Era um herbívoro hadrosaurídeo que vivia no Cretáceo, em rebanhos enormes que migravam por toda a América do Norte.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Corythosaurus casuarius
Época: Cretáceo, entre 76 à 74 milhões de anos atrás
Local em que viveu: Alberta no Canadá e EUA
Peso: até 4 toneladas
Tamanho: até 10 m de comprimento e 4 m de altura
Alimentação: Herbívora











O Criorhynchus cujo nome significa " Bico de martelo " era um pterossauro que viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 140 milhões de anos atrás na Inglaterra, comendo peixes e outros seres aquáticos. Sua crista era bem na ponta do bico e provavelmente fosse colorida, se tornando ainda mais colorida na época da reprodução.

Dados do Pterossauro:
Nome Científico: Criorhynchus simus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 40 quilos
Tamanho: 5 metros de envergadura
Alimentação: Carnívora







O criolofossauro ou cryolophossauro (Cryolophosaurus ellioti, do latim "lagarto coroa do gelo") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante a primeira metade do período Jurássico. Media em torno de 6 metros de comprimento e pesava cerca de uma tonelada.

O criolofossauro viveu na Antártida e foi descoberto recentemente se comparado aos demais dinossauros, seus fósseis foram encontrados em 1994. Esse dinossauro se trata de um raro exemplar de animal pré-histórico do continente antártico, segundo os cientistas deve haver uma grande quantidade de fósseis de animais ainda não identificadas enterrados na Antártida, mas o clima extremamente frio que assola esse continente torna as escavações paleontológicas algo economicamente inviável.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Cryolophosaurus ellioti
Época: Jurássico, por volta de 170 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Antártica
Peso: até 1,5 tonelada
Tamanho: de 6 a 8 m de comprimento
Alimentação: Carnívora









Com 8 metros de comprimento,o Cryptoclidus era um Plesiossauro de tamanho médio. Teve um pescoço que chegava a 2 metros de comprimento e não parecia ter sido muito flexível. Manteve seu corpo vultoso provavelmente longe de sua cabeça pequena para não ser uma presa em potencial. Tinha dentes pontiagudos, ideal para pegar peixes e calamares. Tinha quatro nadadeiras largas, com que " voava " pela água com movimentos ondulantes e graciosos.
Os Plesiossauros eram um grupo de diferentes répteis marinhos. Estes incluíram crocodilos marinhos e Ictiossauros. Os Plesiossauros são descendentes dos répteis que viveram na terra e que tinham voltado ao mar.
Paleontologistas estão divididos em como devem ser relacionados os plesiossauros em relação a grupos marinhos. Porém, está claro que eles eram parentes muito distantes dos dinossauros.
Existem restos bem preservados de Cryptoclidus, foram achados outros plesiossauros ao longo do mundo. Em particular foram recuperados muitos esqueletos de Cryptoclidus completos de pedreiras ao redor de Oxford e Peterborough na Inglaterra.

Dados do Plesiossauro:
Nome: Cryptoclidus
Peso: Cerca de 8 toneladas
Época: Jurássico de 165 à 150 milhões de anos atrás.
Local onde Viveu: Mares próximos há Europa, Ásia e América do Sul.
Tamanho: 8 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora






O Ctenochasma cujo nome significa " Lagarto noturno" era um pterossauro que viveu durante o período Jurássico há aproximadamente 150 milhões de anos atrás na Alemanha, possuía mais de 260 dentes no bico, os quais acredita-se que eram usados para filtrar a água em busca de pequenos crustáceos.

Dados do Pterossauro:
Nome: Ctenochasma
Nome Científico: Ctenochasma gracilis
Época: Jurássico
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 5 quilos
Tamanho: 1,2 metros de envergadura    alimentação:carnivora


O Daspletossauro, cujo nome significa "lagarto horroroso", foi descoberto em Alberta em 1970. Tinha até 9 metros de comprimento e era muito semelhante ao Tiranossauro Rex. Ele possuía ossos e juntas adaptados no crânio e no pescoço para dar cabeçadas em suas presas em uma possível perseguição; era capaz de arrancar enormes pedaços de carne em apenas uma mordida. Provavelmente o Daspletossauro seria um caçador solitário e não muito veloz, tendo que atacar suas presas por meio de emboscadas, dando-lhes mordidas as quais seriam fatais para a presa que em pouco tempo cairia morta, bastando apenas encontra-la depois.

Dados do Dinossauro:
Nome: Daspletossauro
Nome Científico: Daspletosaurus torosus
Época: Cretáceo, entre 76 à 74 milhões de anos atrás
Local em que viveu: Alberta no Canadá e EUA
Peso: Cerca de 3 toneladas
Tamanho: até 9 m








Dados do Dinossauro:
Nome: Deinocheirus (mão terrivel)
Nome Científico: Deinocheirus mirificus
Época: Cretáceo, entre 83 à 65 milhões de anos atrás
Local em que viveu: Mongólia
Peso: até 750 kg?
Tamanho: de 12 a 15 m de comprimento e 3,5 m de altura
Alimentação: Carnívora

 












O Deinonychus, cujo nome significa "garra terrível", foi apelidado pelo seu descobridor de "incomum", pois era pequeno, inteligente e extremamente ágil. Viveu há aproximadamente 140 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na América do Norte.
As pegadas do Deinonychus indicam que este andava normalmente à uma velocidade de 6 km/h e, como a velocidade máxima de um dinossauro é cerca de 10 vezes a de caminhada, sabe-se que o Deinonychus podia correr à uma velocidade de 60 km/h. Era praticamente impossível um grande herbívoro, que desenvolvia no máximo 30 km/h, escapar de um predador como este durante uma perseguição e como já se teve indícios os Deinonychus caçavam em bandos, o que os tornavam armas letais até para grandes carnívoros.
Possuía a cabeça muito grande. Seus dentes eram pequenos e afiados, os braços longos e os dedos munidos de garras, ideais para segurar as presas rebeldes. O segundo dedo do pé possuía uma grande garra curvada em forma de foice com cerca de 12,5 cm de comprimento, com a qual e rasgava suas vítimas. Além de essa garra ser afiadíssima, ela apresentava um movimento amplo circular, o que a permitia arrancar grandes pedaços de carne de uma só vez e provocar cortes extensos e profundos no animal atacado. Dinossauros como estes eram chamados de "raptors" (aves de rapina) devido às garras semelhantes as da águia.
Sabe-se agora que o Deinonychus alimentava suas crias. O achado de uma presa desse dinossauro mostra ranhuras feitas pelos dentes de um Deinonychus adulto e microranhuras que certamente não eram de adultos. A solução estava em alguns dentes encontrados que serviam perfeitamente para fazer estes tipos de ranhuras. Assim, os adultos deveriam trazer grandes pedaços de carne para os filhotes, que não poderiam caçar sozinhos.

Dados do Dinosauro:
Nome Científico: Deinonychus antirrhopus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 75 quilos
Tamanho: 4 metros de comprimento e 1,5 metros de altura
Alimentação: Carnívora

 









Deinosuchus ou Phobosuchus era um dos maiores crocodilianos que já existiu. Embora seja conhecido pobremente pelos seus fósseis, e os adultos maiores poderiam ter alcançado aproximadamente 16 metros, este é de longe o maior crocodilo encontrado. Indivíduos grandes de Deinosuchus podem ter alcançado um comprimento maior que o do Tirannossauro Rex. Vivia pelas orlas marítimas do Cretáceo na América Norte. Crocodilos são parentes bastante íntimos dos dinossauros, depois de terem evoluído dos antepassados dos arcossauros no período Triássico. Os crocodilos mudaram muito pouco desde então, quase todos sendo predadores semi-aquáticos.

Durante o período do Cretáceo os crocodilos ficaram muito abundantes e difundidos. Um dos mais notáveis crocodilos do Cretáceo foi encontrado no Rio Grande no Texas. Foi nomeado de Deinosuchus que significa "crocodilo terrível". Sua cabeça media 1,8 metros de comprimento, seus dentes mediam cerca de 10 centímetros e atingia até 16 metros de comprimento, e provavelmente utilizava esse arsenal para capturar enormes peixes e até dinossauros que estivessem perto de rios e lagos onde viviam esses "monstros". Este enorme crocodilo viveu entre 100 à 80 milhões de anos atrás, era uma verdadeira máquina de matar muito bem adaptada ao meio aquático. O Deinosuchus era suficientemente grande e pesado para atacar dinossauros de tamanhos consideráveis e os pegava furtivamente quando eles iam beber água em lagos e rios, era um carnívoro voraz.

Dados do Aligator:
Nome: Deinosuchus ou Phobosuchus
Época: Cretáceo, entre 100 à 80 milhões de anos atrás
Local: América do Norte no Texas
Peso: Cerca de 2 toneladas
Tamanho: de 15 a 16 m de comprimento
Alimentação: Carnívora








O Deltadromeus agilis cujo nome significa "corredor ágil do Delta", era um terópode, que apenas 50% de seu esqueleto foi encontrado e nada do crânio, o qual foi baseado na espécie mais semelhante. Tinha 8 metros de comprimento e certamente foi um animal muito veloz para o seu tamanho. Tinha o corpo estreito, compacto, ágil e forte; ideal para correr mais do que suas presas e em alta velocidade. Tinha membros longos e muito delicados.
Foi um predador letal, um carnívoro sanguinário. Esse dinossauro foi uma das mais magníficas máquinas de matar de todos os tempos.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Deltadromeus agilis
Local em que viveu: Marrocos
Época: Cretáceo, há cerca de 147 milhões de anos atrás.
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: até 8 m de comprimento e 3 de altura
Alimentação: Carnívora

 










O Dicraeossauro cujo nome significa " lagarto bifurcado ", viveu a 180 milhões de anos atrás no recôndito das florestas de coníferas e de palmeirais, onde se alimentavam de plantas e sementes. Altos e de pescoço longo e fino, como típicos saurópodes que eram.
Apesar de serem " pequenos " se comparados á outros saurópodes, os Dicraeossauros tinham a cabeça bem pequena e os olhos e as narinas também eram pequenos. Sendo herbívoro, lento e possuindo uma grande " quantidade de carne " deveria ser atacado pelos dinossauros carnívoros constantemente. Não dispunha de couraça nem de garras afiadas, mas podia se defender com o rabo. Por ser mais leve e ágil, também conseguia escapar correndo de alguns inimigos.
Uma importante descoberta feita em 1907, na Tanzânia, revelou grandes ossadas que faziam supor que muitos dinossauros morreram junto a foz de um rio, e seus corpos foram arrastados para bancos de lama. Alguns ossos eram de dinossauros ainda não descobertos. Dentre eles, o Dicraeossauro, só batizado em 1935.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Dicraeosaurus
Época: Fim do Jurássico
Local onde viveu: África
Peso: Cerca de 28 toneladas
Tamanho: 20 metros de comprimento e 6 de altura
Alimentação: Herbívoro










O Dilofossauro cujo o nome significa "lagarto de duas cristas" foi descoberto em 1942 no norte do Arizona, EUA. Foi um dos primeiros grandes terópodes, com suas fortes pernas, braços e longa cauda. Sua boca com dentes finos e afiados, um pouco parecida com a do crocodilo, o identificou logo como um carnívoro. Viveu há aproximadamente 208 milhões de anos atrás no início do período Jurássico.
Com os maxilares bastante estreitos e fracos, ele talvez usasse as grandes mãos para rasgar a presa. Sua principal característica era a crista dupla, que ia mais ou menos da altura do crânio até o nariz, desenhando um "V" na cabeça desse animal. Não se sabe ao certo para que serviam as cristas do Dilofossauro. Alguns cientistas acreditam que eram enfeites para impressionar as fêmeas.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Dilophosaurus wetherlli
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 600 kg
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

 









O Dimorphodon cujo nome significa " Dentes de duas formas " era um pterossauro que viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 105 milhões de anos atrás na Inglaterra, caçando insetos velozmente pelos ares, provavelmente viviam em grupos enormes para se protegerem melhor e obterem melhores êxitos nas caçadas.

Dados do Pterossauro:
Nome Científico: Dimorphodon macronyx
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 15 quilos
Tamanho: 1,4 metros de envergadura
Alimentação: Carnívora








O diplodoco (Diplodocus longus, do latim "dupla alavanca") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Jurássico há aproximadamente 150 milhões de anos. Media em torno de 27 metros de comprimento e pesava cerca de 20 toneladas. É um dos dinossauros mais conhecidos.

O diplodoco viveu na América do Norte e foi descoberto por Othniel Charles Marsh, que publicou sua descoberta em 1878.

Existem muitas cópias de seus esqueletos espalhados em vários museus do mundo. Os diplodocos tinham pés largos e redondos e andavam de forma semelhante aos elefantes. Acredita-se que eles se alimentavam de plantas aquáticas, ramos de copas de árvores e vegetação tenra rasteira.

O longo pescoço dos diplodocos possuía 15 vértebras enormes, que sustentavam sua pequena cabeça, o dorso possuía 10 vértebras maiores ainda, e a cauda 70 vértebras que iam afunilando até a sua extremidade, a qual servia de chicote para defesa.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Diplodocus longus, D. carnegii, D. hayi e D. lacustris.
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 20 toneladas
Tamanho: 27 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora










O dromaeossauro cujo nome significa "lagarto corredor", foi um pequeno dinossauro carnívoro que deve ter sido muito ágil. A característica mais marcante desse animal é um de seus esqueletos, no qual foram encontrados vestígios do que poderiam ter sido penas. Então, se é assim, seus descendentes (como o velociraptor) também foram emplumados. Isso reforça a tese de que os dinossauros deram origem às aves.
Os dinossauros como este possuíam uma garra terrível para usar nas suas caçadas, caçavam em grupos tinham uma agilidade e inteligência maior que a dos outros dinossauros, este era do tipo dromaeossauro.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Dromaeosaurus albertensis
Época: Cretáceo, entre 76 à 74 milhões de anos atrás
Local onde viveu: EUA e Canadá
Peso: até 45 kg
Tamanho: de 1,8 a 2 m de comprimento e 60 cm de altura
Alimentação: Carnívora
Local onde viveu: América do Norte: Colorado no EUA








O dromiceiomimo (Dromiceiomimus brevitertius, do latim "imitação de ema") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu no fim do período Cretáceo. Media em torno de 3,5 metros de comprimento, 1,7 metros de altura e pesava entre 100 e 150 quilogramas.

O dromiceiomimo viveu na América do Norte e seus fósseis foram encontrados em Alberta, Canadá. A princípio acreditou-se tratar de uma espécie do gênero do estrutiomimo, mas posteriormente foram observadas diferenças que fizeram os cientistas reclassificá-lo em um gênero novo.

Ao contrário de muitos integrantes da sua família o dromiceiomimo não era onívoro, ele era somente carnívoro, se alimentava de pequenos lagartos, insetos e ovos de outros dinossauros. É muito pouco provável que se alimentasse de frutas ou plantas, mas essa hipótese não é descartável.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Dromiceiomimus brevitertius
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 150 quilos
Tamanho: media de 3,5 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora









O Dryossauro cujo nome significa " lagarto do Carvalho " era um herbívoro que viveu durante o período Jurássico, na América do Norte, África e Europa. Pertencia ao grupo dos Hadrossauros, da família Ornitópodes. Provavelmente viviam em grupos familiares comandados pelos exemplares mais velhos e mais experientes, os mais jovens ajudariam a criar os filhotes, a chocar os ovos e a conseguir comida.

Dados do Dinossauro:
Nome: Dryossauro
Nome Científico: Dryosaurus sp
Época: Fim do Jurássico
Tamanho: 4 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora








O Dsungaripterus era um pterossauro de médio porte que viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 120 milhões de anos atrás na China. Possuía um estranho bico desdentado na ponta, não se sabe ao certo para que servia, mas seus dentes demonstraram que ele comia peixes e outros animais aquáticos, como esse caranguejo-pata-de-cavalo da imagem acima.

Dados do Pterossauro:
Nome Científico: Dsungaripterus weii
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 10 quilos
Tamanho: 3,5 metros de envergadura
Alimentação: Carnívora







As Edmontonias possuíam armaduras corporais quase intransponível com sua pele dura e alguns espinhos. A única parte de seu corpo vulnerável era a barriga, por isso só seria morto por predadores quando estivesse de barriga pra cima. Era adaptado para pastar, não para alcançar vegetação mais alta, foi um nodosaurídeo ancestral dos anquilossauros que possuíam uma armadura mais evoluída.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Edmontonia longiceps
Época: Cretáceo, entre 76 à 74 milhões de anos atrás
Local em que viveu: Canadá
Peso: até 2 toneladas
Tamanho: de 4 a 7 m de comprimento e 2 m de altura
Alimentação: Herbívora










O Edmontossauro cujo nome significa "lagarto de Edmontom", era um dinossauro herbívoro, que pertenceu ao grupo dos ornitópodes. Viveram durante o período Cretáceo Superior, na América do Norte e Canadá. Foram constituídos por três espécies principais: Edmontosaurus regalis, Edmontosaurus annectens e Edmontosaurus saskatchewanensis.

Tinha uma espécie de saco nasal, o que acredita-se que emitia sons. Possuía uma mandíbula com uma incrível fileira de dentes em que havia mais de 2.000 dentes, mas que estavam dispostos de uma maneira tão compacta que não servia para morder, no sentido estrito, com eles, esta fera arrancava tufos de vegetação, frutas, sementes, que moia e depois mastigava lentamente. Tinha bochechas que servia para guardar alimentos como um hamister atual.

Era um Hadrossauro, assim como o Parassaurolofo, Maiassaura e outros do gênero. Com quase o comprimento de um Tiranossauro, este herbívoro era um dos maiores hadrossauros que já existiu. Vivia em manadas que chegavam a dez mil animais e eram freqüentemente um banquete para o Tiranossauro Rex.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Edmontosaurus regalis, E. annectens e E. saskatchewanensis
Época: Cretáceo, entre 76 à 65 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Norte, Alberta no Canadá e EUA
Peso: até 3 toneladas
Tamanho: até 13 m de comprimento
Alimentação: Herbívora

 















O Einiossauro viveu durante o período Cretáceo, entre 83 à 71 milhões de anos atrás. Foi um ceratopsídeo, e ao contrário de seus parentes, seu chifre era curvado para baixo e, sendo assim, não seria muito eficiente na luta contra os predadores, ao invés disso o Einiossauro devia usá-lo em combates contra membros de sua própria espécie, por fêmeas ou por hierarquia social. Foram achados três crânios desse animal junto de alguns ossos em 1970, em Montana nos EUA.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Einiosaurus procurvicornis
Época: Cretáceo, entre 83 à 71 milhões de anos atrás
Local onde viveu: em Montana nos EUA
Peso: até 4,5 toneladas
Tamanho: de 6 a 7 m de comprimentos e 2,5 m de altura
Alimentação: Herbívora











O Eoraptor cujo nome significa "ladrão da alvorada" é o mais primitivo dinossauro encontrado até hoje, viveu há aproximadamente 220 milhões de anos atrás durante o período Triássico na Argentina. Era do tamanho de um cachorro e pesava por volta de 11 quilos. Foi encontrado perto do esqueleto de um Herrerassauro. Tinha dentes afiados como navalha e longas garras, as quais utilizava para caçar pequenos animais.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Eoraptor sp.
Época: Triássico.
Local onde viveu: Argentina
Peso: Cerca de 11 kg
Tamanho: 1 metro de comprimento
Alimentação: Carnívora

 











O Espinossauro cujo nome significa " Lagarto espinho ", viveu no norte da África durante o período Cretáceo há aproximadamente 66 milhões de anos atrás e diferenciava-se dos outros dinossauros de sua família por uma espécie de "vela" nas costas. Essa "vela dorsal" era formada por prolongamentos das vértebras das colunas que mediam 1,8 metros de comprimento, cobertas de pele. Segundo os cientistas ela armazenava o calor do sol, dando-lhe a vantagem de ser mais ágil que os outros répteis. Esse animal possuía as tradicionais características dos outro predadores, a não ser os dentes que eram retos e não curvados e os braços um pouco maiores e mais fortes. Com o olhar frio e guloso, o Espinossauro observava de longe um crocodilo. O aterrorizante dinossauro terópode, cujo esqueleto foi encontrado no Egito, agarrou o crocodilo de surpresa mordendo o seu pescoço e sacudindo-o como se fosse um simples peixinho. O indefeso animal nada pôde fazer contra aquele monstro de mais de 6 toneladas e acabou sendo devorado.
O Espinossauro disputa o título de maior terópode, porém os restos achados por Stromer no Egito foram pelos ares quando a cidade de Munique, onde estavam alojados, foi bombardeada em 1944. Sasso e seus colegas conseguiram analisar mais algumas peças desse quebra-cabeças: dois pedaços do focinho do bicho, bem mais avantajados que os fósseis conhecidos da espécie até então. Ambos os exemplares mencionados vieram do Marrocos.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Spinosaurus aegipticus
Época : Cretáceo
Local em que viveu: Norte da África
Peso: Cerca de 7 toneladas
Tamanho: 17 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora




















Dinossauro primitivo o mais antigo já descoberto no Brasil, era carnívoro.
O Estauricossauro cujo nome significa "Lagarto Cruzeiro do Sul" teve seus restos encontrados em Santa Maria, no Rio Grande do Sul e hoje estão expostos num museu nos EUA. O Estauricossauro foi um dos primeiros dinossauros a surgir. Como só foram encontradas partes isoladas do esqueleto do Estauricossauro, sua reconstituição foi difícil.

Era pequeno, tinha a cabeça relativamente grande, os dentes pontudos e afiados, e a cauda comprida e fina. Talvez os braços fossem fortes e as pernas longas como as de um corredor. Viveu durante o período Triássico há 228 milhões de anos atrás caçando pequenos animais.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Staurikosaurus pricei
Época: Triássico, há 228 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Brasil: Santa Maria no Rio Grande do Sul
Peso: Cerca de 25 kg
Tamanho: até 2 m de comprimento e 0,80 cm de altura
Alimentação: Carnívora












Nenhum comentário:

Postar um comentário